FERROGRÃO: DESENVOLVIMENTO E PROTEÇÃO AMBIENTAL PARA O BRASIL
CONSTRUÇÃO DA FERROVIA É IMPERATIVO PARA IMPULSIONAR O CRESCIMENTO DO PAÍS
Por Cândido Vaccarezza
Poucas obras de infraestrutura podem ter a importância para o Brasil que tema ferrovia E-170, conhecida como "Ferrogrão". Em um só tempo, ela reúne desenvolvimento econômico e social e proteção ao meio ambiente.
Só a título de comparação, uma carreta carrega em torno de 33 toneladas, o chamado bitrem suporta 57 toneladas e um trem moderno de 120 vagões transporta 11.500 toneladas, com menos riscos de acidentes ou de perdas dos produtos, sem paradas e sem propiciar concentrados populacionais pelo meio do caminho. Aglomerados comerciais ou urbanos são lugares que, muitas vezes, favorecem os crimes, o proxenetismo e as queimadas quando atravessam parques e florestas.
Essa ferrovia, com mais de 900 km, pretende ligar a cidade de Sinop (MT) ao porto de Miritituba, do rio Tapajós, no Pará.
Hidrovia que dá acesso a navios de grande porte para escoamento internacional da produção de grãos, minérios e demais produtos para exportação, o porto de Miritituba tem potencial para transportar mais de 50 milhões de toneladas de commodities agrícolas por ano e reduzir significativamente o custo do frete e da logística do transporte.
No dizer dos crentes, é uma benção... afora as demais vantagens em desafogar e reduzir todos os riscos inerentes às rodovias e melhor a situação do Brasil nas disputas do comércio com outros países.
A Ferrogrão segue parte do trajeto da BR-136, uma rodovia longitudinal que liga o Rio Grande do Sul ao Pará, construída na década de 1970. Por decreto presidencial, em 13 de fevereiro de 2006, foi criado o parque Jamanxim, como medida de proteção florestal, não sendo uma reserva indígena.
Uma ferrovia com o traçado estimado pela Ferrogrão há muito tempo já vem sendo aventada, mas tomou forma em 2017, no governo de Michel Temor, quando foi editada uma medida provisória que, aprovada pelo Congresso, virou a Lei 12.452 de 2017, modificando o decreto presidencial e alterando as dimensões do parque Jamanxim para permitir viabilização da Ferrogrão. O Psol entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, alegando, sem base constitucional, que uma MP não poderia modificar um Parque Floresta.
Em 13 de março de 2021, a Procuradoria Geral da República pediu ao STF o indeferimento da ADI e a consequente continuidade da construção da ferrovia. O relator, o ministro Alexandre de Moraes, suspendeu a construção e estabeleceu 6 meses, que venceu em 21 de março de 2023, para a tomada de decisão.
O governo Lula colocou, como estudo, a Ferrogrão, dentre as obras do PAC, apesar do rumores de manifestações contrárias da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e da titular do Ministério dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; Muitas ONGs têm feito campanhas contrárias à Ferrogrão.
O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, ao ser entrevistado pela jornalista Vera Magalhães, no programa Roda Viva da TV Cultura, declarou:
"A Ferrogrão passa praticamente 100% do trajeto ao longo da BR-163. Ela não corta nenhuma reserva indígena. Isso é um mito, uma história, uma lenda, uma mentira que está sendo contada por algumas pessoas que são especialistas em jogar contra o Brasil e contra o agronegócio brasileiro. No fim das contas, o que está em jogo é o seguinte: os Estados Unidos são um competidor contra o Brasil na venda internacional de alimentos, assim como a Europa e, principalmente, a França. Eles, de alguma forma, financiam algumas pessoa dentro do Brasil para falar mal da Ferrogrão".
O fato é que está havendo um impressionante desenvolvimento na produção de commodities acima do paralelo 16S, nova fronteira agrícola pujante, que poderá mudar os fundamentos do desenvolvimento econômico e social do Brasil, esse quadro certamente exigirá novas políticas e novo modal de transporte.
Tratarei em outro artigo desse tema, mas afirma que a necessidade da Ferrogrão é um imperativo para o Brasil. A Agência Senado elaborou um gráfico auto explicativo, que mostra o descompasso entre a produção de soja e milho acima do paralelo 16S e os caminhos da exportação:
CÂNDIDO VACAREZZA - Médico ginecologista formado pela Universidade Federal da Bahia, com atuação no Serviço Público desde 1984. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Médias da Santa Casa de São Paulo. Foi duas vezes deputado estadual e duas vezes deputado federal. Atualmente, é Diretor da Escola Municipais de Saúde de São Paulo.
Os Colaboradores são autores, expositores, prestadores de serviços entre outros que desenvolvam conteúdo educativos, informativos e técnicos para promoverem o empreendedorismo, a empregabilidade, sustentabilidade da geração de renda aos nossos leitores. Esses Colaboradores são indivíduos previamente convidados pela Administradora do Blog, que, poderão enviar o material para publicação através de mensagens eletrônicas ou e-mail. Nossos colaboradores não possuem obrigação de horário ou continuidade, não mantendo nenhum vínculo trabalhista com o Blog Revista O Condutor de Inspirações, em consonância com a Lei de Imprensa n. 5250/67, e, também em decorrência da Lei n. 9.610/98, de Direitos Autorais. Todas as obras são cedidas a título gratuito, ao Blog Revista O Condutor de Inspirações sem qualquer ônus, honorários, remuneração, ou patrocínio. Todas as peças, objetos, fornecidos pelos convidados não estão aqui sob o intuito de venda ou compra, servindo apenas como material de demonstração. Qualquer venda de produtos ou serviço deve ser realizada diretamente com o autor da obra, prestação de serviços, e, etc,.. Devendo ainda, o autor, prestador de serviços, expositores, desta página responsabilizar-se por qualquer remuneração, reembolso, compensação, encargo ou serviço de qualquer natureza a terceiros. Respondendo por todos e quaisquer danos causados a idealizadora do projeto e a terceiros em decorrência da violação de quaisquer direito. São também responsáveis diretos pela autenticidade das informações contidas em seus textos, produtos e serviços, Os textos e todos os materiais trazidos aqui pelos colaboradores devem conter a sua autenticidade autoral, suas redes Sociais, telefones para contatos, e, todas as formas para que o leitor possa identificá-lo e encontrá-lo. É estritamente vedado o fake news, o plágio, e, cópias de textos, fotos e materiais elaborados por terceiros estranhos a esta parceria, entregues para divulgação. As citações realizadas nos textos deverão indicar a autoria, página da internet com data e hora de pesquisa, fotos, gravuras, reprodução audiovisual deve conter todos os elementos que identifique o autor e sua origem. Toda obra aqui exposta pelo Colaborar poderá ser compartilhada em todas as Redes Sociais disponibilizada pelo Administrador do Blog Revista O Condutor de Inspirações para a devida promoção deste blogger, sendo permitido a veiculação de fotos pessoais, trabalhos, objetos, audiovisual. O Colaborado não perderá seu direito autoral podendo compartilhar em outros veículos de comunicação toda a sua obra sem prejuízo do conteúdo aqui publicado. O blog O Revista O Condutor de Inspirações não disponibilizará o material fornecido por seus Colaboradores a qualquer outro veiculo de imprensa, sendo apenas divulgado em Rede Social da Administradora ou em grupos de rede sociais em que a mesma faça parte. Todas as redes sociais da Administradora contém o seu nome pessoal e o nome fantasia, o que torna fácil ao Colaborador identificar quem esta veiculando o seu trabalho podendo identificar terceiros que por ventura vier a sequestrar o conteúdo deste blog. O Blog Revista O Condutor de Inspirações não representará legalmente o Colaborar perante interferências de terceiros, ações autorais extra ou judicialmente. O blog Revista O Condutor de Inspirações não cobrará valores dos colaboradores para publicar o material por eles divulgados, assim como o Colaborador não poderá reivindicar direitos ou pagamentos sobre o conteúdo aqui publicado, posto que, somente obras permitidas por seus autores são publicados neste blogger de livre, gratuita e espontânea vontade. Toda matéria trazida pelos Colaboradores poderão sofrer ajustes para que se adaptem a plataforma utilizada pelo Blog Revista O Condutor de Inspirações. Apenas serão publicados textos de Colaboradores previamente convidados pela Administrado do O Condutor do Tempo. A parceria entre o Colaborador e a Administradora deste Blog poderá ser desfeita a qualquer tempo sem qualquer ônus para as partes, apenas devendo ser previamente avisado de que a publicação não será realizada. A administradora do Blog poderá ativar ou desativar o blog, mudar de plataforma e escolher livremente o nome da página do blog sem qualquer interferência do Colaborador dos textos, serviços, objetos, fotos, gravuras, peças audiovisuais, entre outros trabalhos aqui apresentados. O Blog Revista O Condutor de Inspirações não expressa uma opinião particular sobre o artigo, sendo de inteira responsabilidade de seu autor a sua tese,
Comentários
Postar um comentário
Deixe um comentário se estiver gostando de nossos produtos e serviços. Obrigada