EMPODERE-SE!

A construção civil surgiu da necessidade do homem se proteger tanto de animais como de outros homens, ela foi evoluindo com o passar do tempo adotando um toque mais sofisticado de grandiosidade estética, a idade média com suas construções exuberante ajudou no progresso de engenharia embora ainda amadora. A era do renascimento ajudou a separar a Arquitetura da Engenharia. Vale lembrar que na era medieval muita das vezes o mestre de obra tocava tudo ao mesmo tempo seja o projeto como a construção.

empodere-se

Essa viagem no tempo nos ajuda a pensar sobre o poder da construção civil e como todas as atividades ligadas ao ramo, no remetem a necessidade de trazer conforto, soluções imediatas e duradoras, ao chamar um técnico de hidráulica para consertar um vazamento o mínimo que se espera é que o problema seja resolvido, e de preferência para sempre. 

As atividades ligadas ao ramo durante anos foram menosprezadas, sendo desconsideradas por falta de entendimento, muitos profissionais foram obrigados, durante anos a trabalhar CLT sem uma remuneração digna, sem instrução de como administrar o seu negócio.

Você sabia que no Brasil temos um órgão que apoio muitos os pequenos empreendedores?

Então é o SEBRAE, ele estimular você a sair da situação  de  informalidade, e a se tornar um empreendedor, mas só isso não basta, ao se organizar o primeiro passo é montar um capital de giro, está fase deve ser racional e bem estruturada, pensar nas suas despesas operacionais, pró-labore e investimentos, são questões que devem fazer parte da sua rotina diariamente, acompanhar seu fluxo de caixa, faz com que você possa crescer e amadurecer seu negócio.

O grande  desafio de hoje, pode ser manter um nível de pró-labore ajustado a sua vida diária, mas isso é fácil, você mesmo pode começar a analisar, de quando você precisa para viver, nesta hora não deixe nada de fora. Para que você não precise constantemente fazer pequenas retiradas.

Nosso objetivo com este conteúdo é levar você a refletir sobre o seu papel no mundo, pois exercendo atividades ligadas a construção seja desde um serviço de elétrica a um telhadista, saiba que você é o responsável pela manutenção ou instalação de um lar ou um comércio, então você é um protagonista, se está seguindo seu negócio de forma informal se organize, se já tem uma empresa e está meio embolada, se organizer, você é um sucesso.

MARÍLIA SIMÃO é jornalista, empreendedora, consultora e assessora de finanças, com pós-graduação em Gestão Empresarial, idealizadora e fundadora da @h.up_assessoria, que presta serviços de consultoria e assessoria financeira para pequenas empresas ligadas ao ramo da Construção Civil, Arquitetura, empreiteiras e Engenharia Civil.

Comentários