A HISTÓRIA DO TRATOR

Você sabe qual é a origem do seu trator?

Antes da invenção dos primeiros tratores, os homens dependiam de sua própria força de trabalho e da dos animais para puxar o arado pelos campos agrícolas.

Imagem - Pixabay

Em 1776, no auge da Revolução Industrial surgiu o primeiro motor a vapor e são eles, que irão dar vida a modelos diferentes de aparelhos e equipamentos para facilitar o trabalho no campo.

Por volta dos anos de 1850, começam a surgir os primeiros modelos de tratores movidos a vapor, alguns deles chegando a pesar 40 toneladas.

A Grã-Bretanha foi líder mundial no desenvolvimento da energia a vapor na agricultura, com o primeiro registro de uso de uma máquina a vapor em uma fazenda no País de Gales em 1798, quando um motor estacionário foi empregado para acionar uma debulhadora.

Na década de 1840, máquinas a vapor portáteis puxadas por cavalos e motores de tração autopropelidos foram introduzidos nas fazendas, tornando os modelos movidos por motores estacionários obsoletos.

Deixando o Velho Mundo, encontramos no recém-descoberto continente norte-americano um trator movido a gasolina na propriedade de John Charter em 1889. Este veículo, chamado Charter Gas Engine Co., possuía rodas e transmissão de um motor de tração a vapor, mas era impulsionado por um motor a gasolina Otto monocilíndrico.

Nikolaus August Otto, engenheiro, físico e inventor alemão, inventou o primeiro motor de combustão interna de quatro tempos e determinou o ciclo teórico sob o qual trabalho o motor de explosão (1876), conhecido como ciclo Otto.

Somente em 1906, um fabricante de veículos usados para arar a terra nomeou sua invenção de trator, uma abreviação de tractor machine ou máquina de tracionar.

Durante o ano de 1919, acrescentaram uma extensão da árvore de manivelas, conhecida por TDP (Tomada de Potência), tornando possível não só a tração de implementos como também o seu acionamento.

Em 1933, foi introduzida a substituição dos rodados de ferro por pneus de borracha.

Até pouco tempo atrás, o trator era do tipo 4 x 2, caracterizado por ter rodado de quatro pneus, sendo os dois traseiros maiores e responsáveis pelo traço, com garras. Pneus dianteiros menores servindo para apoio e esterçamento. 

Contudo, foi na década de 1970 que o conceito 4 x 4 ganhou popularidade, apresentando um desenvolvimento distinto do modelo que prevalecia no mercado até então.

Os novos modelos passaram a ter pneus do mesmo tamanho e com tração permanente nas quatro rodas. Com peso uniformemente distribuído entre os dois eixos e normalmente com a direção articulada pelo chassi.

Vamos pular um pouco no tempo, para chegarmos em 2015, novamente na Alemanha, aonde foi anunciado um modelo de trator 4 x2 TODA com 500 hp (368kW), que permite uma grande área de contato dos pneus com o solo para garantir a tração produzida por tamanha potência concentrada. 

Sendo um tipo de trator que consegue oferecer grandes potências e manter a sua versatilidade, com ajustes de bitolas, disponibilidade de engate de três pontos com levante hidráulico para grandes cargas e TDP, além de compacto e de boa manobralidade.

TRATOR DE ESTEIRA

Em 1904, Benjamin Holt substituiu as rodas traseiras de um trator a vapor por um par de esteiras para ajudar os agricultores de Caterpillar a lidar com o solo macio.


TRATOR A GASOLINA

A Ford iniciou a fabricação em série de tratores com motor a gasolina em 1912.

O SURGIMENTO DOS MINI-TRATORES

Tratores equipados com motores de combustão interna foram adaptados para realizar os trabalhos mais exigentes nas fazendas agrícolas.

A primeira versão de tratores com motor a gasolina foi desenvolvida pelo americano John Froelich.

Em 1948, Daimler-Benz, desenvolveu um projeto, Unimog, que nada mais era senão o cruzamento de um trator com uma caminhonete do tipo pick-up com tração nas quatro rodas. 

Na Itália, também começou a produção de um novo tipo de trator compacto com tração nas quatro rodas, projetado para se adaptar à agricultura em terrenos bastante irregulares.

O uso de microtratores e motocultivadores ocorre em propriedades onde se pratica a agricultura familiar.

Os monocultivadores são tratores eficientes e versáteis, adequados para a maioria das operações agrícolas em pequenas áreas. Eles são úteis desde o preparo do solo até o controle de pragas e ervas daninhas, sendo máquinas agrícolas com potência de 100 cv.


historia-do-tratorhistoria-do-trator

Os motocultivadores têm um peso que varia de 200 a 450 quilogramas, equipados com uma caixa de marchas de quatro velocidades para frente e uma para trás, incluindo a opção de marcha reduzida.

A maioria opera com motores a diesel, monocilíndricos e refrigerados a água. Geralmente, esses motores têm uma potência de 6 a 18 cavalos e uma capacidade volumétrica de 230 a 500 centímetros cúbicos, operando em um regime máximo de 2000 a 3600 rotações por minuto.

Essas máquinas consistem em um eixo com duas rodas, similares à tração animal, onde o operador segue atrás de um determinado implemento, dirigindo o monocultivador por meio de extensões chamadas rabiças.

MINITRATORES

Na maioria dos casos, os microtratores possuem ignição manual por manivela, exigindo um movimento circular da alavanca de uma a cinco voltas para iniciar a combustão do combustível e manter a rotação do motor.

Seja na configuração para uso em pé ou sentado, o sistema de direção desta máquina funciona através de embreagens localizadas em cada uma das rodas motrizes. Isso significa que, ao acionar a embreagem de uma roda, a outra roda motriz traciona e guia a máquina.

Em 2018, a LS Tractor lançou o MT1.25, um trator agrícola subcompacto, projetado para executar uma ampla gama de operações agrícolas, bem como tarefas em ambientes domésticos e industriais.

Finalmente, os minitratores destinados à agricultura familiar e aos sítios de lazer surgiram para simplificar o dia a dia do pequeno produtor rural. É essencial que este analise cuidadosamente o modelo e as especificações técnicas desses veículos agrícolas compactos, porém robustos, considerando que os modelos mais leves possuem motores com capacidade de até 5 kW.

Os mini tratores são úteis para uma variedade de tarefas em pequenas propriedades rurais, como o preparo do solo, plantio, pulverização e colheita, proporcionando eficiência e produtividade, e ainda servem para:

- Irrigação do solo;

- Retirada de neve;

- Aparar gramado;

- Realizar mais alguns tipos de trabalho de campo em pequena escala.

Em relação aos modelos de tratores com motores de alta potência, a força gerada pode chegar a 40 kW ou até mais.

Embora tenham um tamanho maior do que os mini tratores de passeio, essas máquinas são capazes de trabalhar em grandes campos. Alguns modelos vêm equipados com motores de dois ou quatro tempos.

Bem, nossa missão é selecionar alguns modelos de tratores para sua propriedade, considerando as diversas maneiras de desenvolver uma atividade econômica em área rural. Para compreender melhor nossa proposta de trabalho, basta inscrever-se e seguir o Blogspot ocondutordotempo.blogpot.com

historia-do-trator

Comentários